terça-feira, 19 de junho de 2012

Cuidados Naturais com a saúde no Inverno - Educação em Saúde



O inverno anuncia sua presença, com temperaturas mais baixas e a vez de se aquecer.
Uma das visões que a Naturologia traz na promoção de saúde, é da Medicina Tradicional Chinesa, e para os chineses, cada estação do ano tem profunda influência sobre nosso metabolismo, nossas emoções e forma de pensar.
Somos regidos por ciclos, alguns muito rápidos (como a respiração), alguns curtos (dias e noites), os médios (semanas) e os mais longos (meses, estações, anos, etc).
Cada ciclo, e seu respectivo período, guarda a sua importância e influência sobre nossa condição humana e energética. Cada estação nos nutre, a cada nível de consciência do Ser (corpo, emocional, mental e espíritual), com as vibrações e percepções (experiências) adequadas

Segundo a filosofia da Medicina Tradicional Chinesa (M.T.C.), o “calor” (exalação yang) permanece recolhido durante o Inverno, permitindo a expansão do “frio” (exalação yin).


Nos meses de junho e julho, os problemas mais comuns no consultório foram: tosse alérgica devido à secura do clima, rinite alérgica, sinusite, bronquite asmática, broncopneumonia, urticária, conjuntivite, viroses com vômito e diarréia, cistite, pedra nos rins, dor de ouvido, dor nos ossos, problemas dentais, síndromes do pânico, torção no tornozelos, depressão, gripes, resfriados, asma, bronquite, infecções repiratórias.

O inverno é tempo de dormir cedo e acordar tarde. É tempo de recolhimento e de ações mais reflexivas e estáticas. Período ideal para aprender a meditar ou realizar ações que exijam concentração e movimentos mínimos, tais como trabalhos manuais e leitura.


A estação afeta principalmente os rins e o conjunto de órgãos regidos pelo elemento água, entendidos pela MTC como a bexiga, os ossos, o cérebro, os órgãos reprodutores e ainda a audição.
Como forma de prevenção e melhor nutrição devemos evitar a exposição física excessiva ao frio, ao vento e a umidade.
Devemos ter cuidado com alimentos que acumulam muita umidade no organismo. Os principais desta lista são: maionese caseira ou industrial ( “salada de batata”), laticínios em geral (principalmente queijos amarelos e leite integral pasteurizado), farinhas brancas, frituras e alimentos que foram congelados.
RecomendaçõesAs recomendações para o período são os alimentos em forma de sementes (altamente energéticos) como as nozes (que pela lei das assinaturas lembra a forma do cérebro), as amêndoas, sementes de girassol, gergelim, linhaça, castanhas do Pará, castanhas de cajú e outras. São indicados os feijões de todos os tipos, lentilhas, verduras e legumes levemente aquecidos. Como já há uma tendência à letargia, importante evitar consumo excessivo de batatas.

Em outras palavras, o inverno é um período para armazenar energias, que serão utilizadas mais plenamente nas demais estações do ano. Porém, se ingerimos alimentos excessivamente gordurosos, essa energia poderá ficar acumulada na forma de gordura, o que não é desejável, correto?
“Para amenizar os efeitos da baixa temperatura, são recomendadas massagens e auto massagens com óleos quentes e nutritivos, como os de gergelim e amêndoa em massagem com pedras quentes, técnicas de vapor – sempre com muito cuidado para não desarmonizar a constituição original (dosha) do indivíduo”, afirma Erick Schulz, terapeuta Ayurveda e vice-presidente da Abra (Associação Brasileira de Ayurveda).

Também é interessante o uso de escalda pés, para as pessoas que não possuem problemas de circulação nas pernas, como varizes e tromboses. Maiores informações em como fazer um escalda pés acesse:
Nesta época de frio, podemos aumentar nossa energia e imunidade através de Práticas Naturais que fortalecem nosso organismo, e em nossa Clínica oferecemos a você a oportunidade de ser atendido por um profissional da área, chamado Naturólogo.
O Naturólogo irá estimular seu organismo em sua desintoxicação, nutrição e harmonização através de recursos da Natureza.
Marque uma consulta conosco e venha se cuidar de forma Natural.
Ligue após as 14 hs, para marcação de uma consulta com a Naturologia e se cuide muito bem neste Inverno: (61) 3327 7740 - Local: Asa Norte, Brasília, DF.


Fontes bibliográficas:
Periódico: Vida em Harmonia (Maria Lúcia Lee; setembro/2000)
Alimentação para o Novo Mundo: Bontempo, Marcio; Ed. Record, 2003)


Nenhum comentário:

Postar um comentário