Auriculoterapia


A AURICULOTERAPIA está baseada na existência de zonas reflexas localizadas na orelha que têm propriedades terapêuticas particulares. Estimular um ponto na auriculoterapia permite estimular um órgão específico por intermédio do sistema neuro-vegetativo.

Segundo a teoria da medicina Chinesa, localizam-se na orelha 120 pontos de acupunctura que estão associados a diferentes partes do corpo. O diagnóstico e o tratamento estabelecem-se a partir do exame geral do paciente e do exame local da orelha.
Em Auriculoterapia, utilizam-se ferramentas especificamente concebidas para a aurícula. O uso do material de Auriculoterapia resulta ser muito confortável para o terapeuta devido à sua simples e segura aplicação.
 As aplicações auriculares são feitas com pequenas esferas metálicas (ouro ou prata), que são fixadas no pavilhão auricular com micropore em pontos específicos, escolhidos de acordo com o efeito desejado, onde permanecerão por alguns dias. O ciclo de tratamento geralmente é de 7 em 7 dias. Todos os dias o paciente deve estimular as esferas, sendo de 3 a 5 vezes ao dia, por 15 segundos cada ponto de maneira adequada.




Através do equilíbrio energético resultante pelo estímulo dos pontos elaborados, consegue-se:
·         Equilíbrio psíquico (ansiedade, compulsão alimentar, depressão), responsável por 60% dos casos de obesidade;
·         Liberação de neurotransmissores pelo organismo ( serotonina, endorfina), que são responsáveis pela sensação de prazer e saciedade. O paciente perceberá que pode sentir prazer de outras formas que não apenas pelos alimentos, que é responsável por 30% dos casos de obesidade;
·         A normalização dos casos de desequilíbrio hormonal, responsável por 10% dos casos de obesidade.

A auriculoterapia pode ser empregada amplamente. Seu efeito é rápido na maioria dos casos. Dentre os tratamentos que podem ser realizados, destacam-se bons resultados também nos casos de: 
ü  Depressão
ü  Ansiedade
ü  Insônia      
ü  Gastrite
ü  Dores em geral
ü  Stress
ü  Tabagismo

 
Texto de Maria Aparecida Lechetta e Thaiz Golubov, Naturólogas da Pró Clínica DF.

Agende seu atendimento de conosco após as 14 horas nos números: (61) 33277740.

Maiores informações entre em contato também por e:mail (proclinicadf@hotmail.com)
ou deixe uma mensagem em nossso facebook. clinica médica endocrinologia e naturologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário