quinta-feira, 17 de maio de 2012

O que é Neuropatia Diabética?



O corpo humano é controlado pelo sistema nervoso, que funciona como circuitos elétricos orgânicos que comandam nossos movimentos quando respiramos, pensamos, andamos ou realizamos quaisquer movimentos conscientes ou não.

Os nervos são os responsáveis por emitir e receber os sinais do cérebro, fazendo a comunicação com as outras células do corpo para que as mesmas realizem as tarefas comandadas.

Nos casos de Neuropatia, os nervos não conseguem transmitir as mensagens ou as emitem na hora errada ou de forma muito lenta. Nestes casos, os sintomas variam de acordo com o tipo de complicação do nervo ou nervos afetados. De maneira geral os sintomas podem ser classificados em:

  • Sensitivos (sensibilidade à dor, tato, visão, audição e etc...)
  • Motores ( relacionado aos movimentos)
  • Autonômicos (relacionado aos órgãos, como por exemplo, alterações digestiva.

O Diabetes é a principal causa de neuropatias. A incidência de neuropatia no paciente diabético é alta e se apresenta através de várias formas clínicas. O tempo de duração do Diabetes e o grau de controle do nível de açúcar no sangue estão relacionados com a Neuropatia. Por este motivo, é muito importante o controle do açúcar.

" O correto tratamento do Diabetes e a adoção de um estilo de vida saudável são as melhores maneiras de prevenis a ocorrência da Neuropatia Diabética."

ATIVIDADE FÍSICA E DIABETES

Exercícios e atividade física aumentam a circulação sanguínea principalmente nas extremidades do corpo e podem auxiliar no controle dos níveis de açúcar no sangue e do peso, assim como manter as articulações saudáveis.

Algumas dicas para a atividade física do diabético podem ser importantes.


  • Caminhar é o melhor exercício (consulte seu médico antes de iniciar um programa de exercícios 
  • Use calçados adequados e confortáveis ao caminhar
  • Procurar realizar as caminhadas em superfícies planas
  • Evitar caminhadas em casos de dor e feridas nos pés
  • Evitar exercícios que forcem os músculos de forma constante, especialmente com muito peso, para não elevar a pressão arterial a níveis potencialmente perigosos.

Diabéticos devem estar estimulados a fazer atividades físicas, respeitando seus limites e seguindo as orientações de seu médico e educador físico. De uma forma geral, os exercícios melhoram os níveis glicêmicos, porém é necessário uma reposição correta de nutrientes após o treino, evitando assim a hipoglicemia. O gasto calórico aumenta a queima do açúcar e por isso deve-se fazer um monitoramento constante dos níveis glicêmicos.


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E DIABETES

Uma dieta saudável pode auxiliar na cicatrização de feridas. Hábitos alimentares adequados também auxiliam no controle dos níveis de açúcar no sangue, no peso e de problemas de articulações.



Algumas dicas par a alimentação do diabético podem ser importantes:
  • Ingerir alimentos com baixos teor de gordura
  • Evite alimentos contendo muito açúcar
  • Manter RIGOROSAMENTE a dieta controlada conforme a recomendação do médico ou do nutricionista.
MANTENDO A QUALIDADE DE VIDA COM DIABETES


  • Pedir regularmente que um profissional da saúde, especialista, examine seus pés
  • Evitar estresse excessivos, buscando métodos de relaxamento para o seu dia a dia
  • Informar seu médico sobre quaisquer sintomas diferentes ou alterações de qualidade de vida
  • Não fumar. Fumar favorece o desenvolvimento de problemas circulatórios e aumenta o risco de Neuropatias.
  • Evitar ou controlar o uso de álcool. O uso de álcool mais de quatro vezes por semana pode piorar a Neuropatia e está restringindo no Diabetes.

Em nossa Clínica além do acompanhamento médico, o paciente recebe orientações sobre cuidados e acompanhamento para redução do estresse, através de práticas naturais, capazes de auxiliar de forma natural a harmonização do sistema endócrino, responsável pelo metabolismo do nosso organismo e da regulação do açúcar no organismo, assim como compreender o processo emocional e o padrão mental que auxiliam no desenvolvimento do equilíbrio do sistema nervoso e endócrino, através da acompanhamento Naturológico.

Cuide-se de forma integral  !!!

Marque sua consulta, ligando após as 14 hs, em nosso número: (61) 3327 7740.


Fonte: Folheto educativo desenvolvido pelo MERCK, e pelo consultor científico Doutor Marcus. V. C. M. de Sá, disponível na Pró Clínica para orientações dos pacientes em tratamento.
Ilustrações obtidas pela net:

Nenhum comentário:

Postar um comentário