segunda-feira, 14 de maio de 2012

Auto massagem: responsabilidade com a própria saúde

                         Quem não gosta de uma massagem?




Mas vc faz massagem em vc mesmo?
SIM !!!
Massagem em vc mesmo !!! 


AUTO MASSAGEM, uma modalidade de terapia realizada pelas suas próprias mãos em benefício de sua saúde fisica, mental, emocional e energética.






A massagem é realizada por toques corporais, capazes de desbloquear canais de energias pelo organismo, produzir endorfinas e hormônios relacionados a afetividade, melhora a percepção corporal, o auto conhecimento, a noção de prazer corporal, a circulação sanguínea, linfática, energética, de oxigênio e de metabólitos no organismo, melhora a imunidade e promove bem estar e vitalidade.




Age em casos de ansiedade, constipação, má circulação, baixa consciência corporal, baixa estima, depressão, insônia entres outros sintomas.


E como fazer a automassagem? 


Vamos ensinar a vcs como realizar uma automassagem com base na medicina Ayurvédica. A automassagem Abyanga.

Ayurveda recomenda uma auto massagem com óleo vegetal prensado a frio (óleo de gergelim para os Vatas, óleo de côco para os Pittas e óleo de canola para os Kaphas) como parte da nossa rotina diária. Durando apenas alguns minutinhos, essa massagem funciona acalmando os dois sistemas mestres do corpo, o sistema nervoso central e o sistema endócrino. 


A melhor hora para a sua auto massagem é pela manhã, assim você inicia seu dia de uma maneira mais relaxada e presente. Tome um banho morno após a massagem, sem muito sabão. Sempre deixe uma película fina de óleo na pele.


Procedimentos:


  1. Use o óleo mais indicado para o seu dosha. O óleo deve ser aquecido diariamente antes de ser usado. Uma maneira fácil de fazer isso é conservar o óleo numa pequena garrafa de plástico, tipo bisnaga. Aqueça o óleo colocando a garrafa em banho maria numa panela elétrica (como aquelas usadas para esquentar cera de depilação).
  2. Massageie todo o corpo com a palma da mão ao invés de usar as pontas dos dedos. Faça de um modo geral, movimentos circulares sobre as áreas arredondadas (articulações e cabeça) e movimentos retos sobre as áreas retas (pescoço, ossos longos). Exerça uma pressão moderada na maior parte do corpo e uma pressão leve no abdômen e coração.
  3. Comece pela cabeça. Derrame uma pequena quantidade de óleo nas mãos e massageie vigorosamente o couro cabeludo. Com a palma da mão, faça movimentos circulares na cabeça. Passe mais tempo massageando a cabeça do que as outras partes do corpo.
  4. Avance em direção ao rosto e à parte externa e interna do ouvido. Massageie essa área com suavidade.
  5. Massageie a parte da frente e a de trás do pescoço, bem como a região superior da coluna vertebral.
  6. Massageie vigorosamente os braços, empregando movimentos circulares no ombro e no cotovelo, e movimentos longos, para frente e para trás, no braço e antebraço.
  7. Agora massageie o peito e o estômago. Empregue um movimento extremamente suave e circular no coração e no abdômen. No abdômen faça sempre movimentos em sentido horário.
  8. Massageie as costas e a coluna vertebral. Você talvez não consiga, alcançar todos os pontos de suas costas, não se preocupe. Apenas faça o melhor que puder.
  9. Massageie vigorosamente as pernas, sempre com movimentos circulares no quadril, joelho e tornozelo. Na coxa e na batata da perna movimentos longos.
  10. Finalmente massageie os pés. Assim como a cabeça, essa é uma área de extrema importância na massagem. Fique um bom tempo massageando a sola do pé, com movimentos vigorosos.
  11. Depois da massagem, aguarde alguns minutinhos antes de entrar no banho morno.

Que delicia, aproveite e se cuide todos os dias !!!!

Sua saúde agradece !!!

Bom autocuidado a todos !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário